terça-feira, 14 de outubro de 2014

Charlie Chaplin em Nuremberg - Staatstheater Nürnberg.



Teatro- Ópera da cidade de Nuremberg- Staatstheater Nürnberg . "Tempos Modernos " e a Nuremberg- Philharmonic- Foto de Cristiane Kunert.


Belíssima noite de sexta- feira no Teatro- Ópera da cidade de Nuremberg ( Staatstheater Nürnberg). Cinema mudo com o concerto ao vivo da Nuremberg- Philharmonic.

Tempos Modernos!


Google Imagem.


Pela segunda vez este ano, fui com o meu marido a esta forma de "encontro" do cinema mudo com um concerto ao vivo  da Nuremberg- Philharmonic. Na primeira vez assistimos ao filme "O Circo", também de Charlie Chaplin.

Tenho verdadeira adoração pela década de 30 e toda a sua atmosfera com suas músicas, estilos, posturas e principalmente o cinema mudo de Charlie Chaplin.

 Vale lembrar que o filme "Tempos Modernos" foi o ultimo filme mudo produzido por este maravilhoso ator, produtor, diretor, escritor, dançarino, músico... que foi Chaplin.


Google Imagem.
 


"Tempos Modernos" foi considerado o ultimo filme mudo produzido por Chaplin, apesar de que no filme aparecem algumas falas em formas de diálogos indiretos por alguns personagens, por um meio de comunicação extremamente futurista e moderna para a época. Chaplin foi realmente um visionário, mas o eterno "Carlitos" ou "O Vagabundo" continuou mudo, exceto em uma cena em que ele canta e também dança.

"Tempos Modernos " foi o ultimo filme em que Charlie Chaplin interpretou o seu clássico personagem "Carlitos" ou "O Vagabundo", que para mim sempre será o mais Humano personagem criado para o cinema.

"Tempos Modernos" passa para mim mais que uma crítica social ao capitalismo, escravidão de trabalhadores, fordismo, maquinas substituindo os homens, criando o que é mostrado até hoje em cenas de desemprego, exclusão social, gerando também a criminalidade etc... "Tempos Modernos" é também a existência da igualdade humana apesar da diferença de classes sociais, a existência e a sobrevivência do amor com sua poesia, apesar de todas as dificuldades econômicas meio a fome e a sobrevivência do homem moderno pós Revolução Industrial.

 Por Cristiane Kunert.


Google Imagem.


Google Imagem.


Ainda no Tema:

  • A feira "livre" de Sócrates.

O filósofo costumava responder aos vendedores quando era abordado ao passear pelo comécio de Atenas:

"Não, obrigado, não desejo nada. Estou apenas vendo quanta coisa de que não preciso para ser feliz "

  • Trailer "Tempos Modernos"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...